SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue6AElectrocatalytic oxidation of thiosulfate at glassy carbon electrode chemically modified with cobalt pentacyanonitrosylferrateSimultaneous monitoring of toxic metals on white poplar (populus) by SWASV author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of the Brazilian Chemical Society

Print version ISSN 0103-5053

Abstract

COSTA, Letícia M.; FERREIRA, Sérgio L. C.; NOGUEIRA, Ana Rita A.  and  NOBREGA, Joaquim A.. Use of factorial design for optimization of microwave-assisted digestion of lubricating oil. J. Braz. Chem. Soc. [online]. 2005, vol.16, n.6a, pp. 1269-1274. ISSN 0103-5053.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-50532005000700027.

A eficiência dos procedimentos de digestão em fornos de microondas pode ser afetada por parâmetros experimentais críticos, como massa de amostra, volume da mistura ácida, potência de radiação aplicada e o tempo da digestão. Neste trabalho foi proposta a utilização de um planejamento fatorial completo para a otimização da digestão de amostras de óleo lubrificante em forno de microondas, com recipientes fechados. O teor de carbono residual e a acidez final das soluções foram determinados em todos os digeridos provenientes do forno de microondas, como resposta ao planejamento fatorial. Cálcio, Cu, Mg, P, S e Zn foram determinados nos digeridos ácidos e a exatidão foi checada utilizando-se um material de referência certificado, NIST SRM 1848-Lubricating Oil Additive Package. Os resultados encontrados para as amostras e para o material de referência certificado estão em concordância a um nível de confiança de 95%. Tempo de digestão, potência de radiação aplicada, massa de amostra e as interações entre essas variáveis foram significativas (P < 5%), aplicando-se a análise de variância (ANOVA).

Keywords : factorial design; microwave-assisted digestion; lubricating oil; metals.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English