SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Development and validation of a capillary electrophoresis method for the determination of sulfate in indinavir sulfate raw materialAntioxidant activity of cashew nut shell liquid (CNSL) derivatives on the thermal oxidation of synthetic cis-1,4-polyisoprene índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of the Brazilian Chemical Society

versão impressa ISSN 0103-5053

Resumo

SUFFREDINI, Hugo B. et al. AFM studies and electrochemical characterization of boron-doped diamond surfaces modified with metal oxides by the Sol-Gel method. J. Braz. Chem. Soc. [online]. 2006, vol.17, n.2, pp. 257-264. ISSN 0103-5053.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-50532006000200007.

RESUMO Com o objetivo de aprofundar investigações anteriores, foram realizadas modificações superficiais diretas em eletrodos de diamante dopados com boro (DDB), com óxidos metálicos (PtOx, RuO2, IrO2 e PbO2) e com alguns compósitos mistos, utilizando a técnica Sol-Gel. Estes materiais foram estudados por microscopia de força atômica (MFA) e os resultados indicaram a formação de sítios de deposição heterogênea. Técnicas eletroquímicas foram utilizadas para estabelecer a atividade catalítica para a reação de desprendimento de oxigênio (RDO) e para reação de oxidação de etanol em meio ácido utilizando os compósitos de PtOx e PtOx-RuO2. Testou-se ainda a estabilidade de um depósito de PtOx, recoberto por um filme de Nafion®, por meio de operação contínua de longa duração. Estudos de voltametria cíclica comparativa mostraram que a área superficial ativa dos novos materiais mudou consideravelmente com o método de modificação proposto. O eletrodo de IrO2/BDD mostrou o melhor desempenho para a RDO, iniciando o processo de oxidação em ~ 1.4 V vs. HESS, valor este 200 mV menor do que o observado sobre um eletrodo de PtOx/BDD. Foi observada uma pequena perda da atividade do eletrodo de PtOx/BDD (6%) depois de realizada eletrólise de 4 horas, enquanto que 1000 ciclos voltamétricos deixaram a superfície praticamente inalterada. Os estudos realizados mostram que as atividades satisfatórias dos eletrodos preparados pelo método Sol-Gel podem constituir ferramentas interessantes de pesquisa, visando principalmente a utilização destes materiais em aplicações práticas.

Palavras-chave : modified diamond electrodes; Sol-Gel technique; metal oxides.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês