SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue8Oxindoles and copper complexes with oxindole-derivatives as potential pharmacological agentsA perspective on applications of ligand-field analysis: inspiration from electron paramagnetic resonance spectroscopy of coordination complexes of transition metal ions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of the Brazilian Chemical Society

Print version ISSN 0103-5053

Abstract

ABRAM, Ulrich  and  ALBERTO, Roger. Technetium and rhenium: coordination chemistry and nuclear medical applications. J. Braz. Chem. Soc. [online]. 2006, vol.17, n.8, pp. 1486-1500. ISSN 0103-5053.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-50532006000800004.

Compostos de coordenação do elemento radioativo tecnécio são empregados para diagnóstico em medicina nuclear, sendo vários complexos do nuclídeo emissor de radiação g 99mTc usados rotineiramente na obtenção de imagens de órgãos. As tendências modernas da química radiofarmacêutica concentram-se na marcação de moléculas biologicamente ativas tais como peptídeos, esteróides ou outras espécies com receptor específico. Por esta razão é necessário conhecer melhor a química de coordenação deste metal de transição artificial, especialmente no que diz respeito às esferas de coordenação estáveis ou inertes que possibilitam o acoplamento a biomoléculas, de acordo com a estratégia de formação de bioconjugados. O papel dominante dos compostos de tecnécio nos procedimentos de diagnóstico sugere o uso dos isótopos do rênio emissores de radiação b, 186Re e 188Re, para fins terapêuticos em medicina nuclear. O isótopo 188Re é facilmente obtido a partir do isótopo 188W, e as abordagens sintéticas empregadas na química do tecnécio podem ser investigadas para a obtenção dos complexos de rênio.

Keywords : technetium; rhenium; coordination chemistry; nuclear medicine; bioconjugates.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English