SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue8Technetium and rhenium: coordination chemistry and nuclear medical applicationsElectron-transfer functionality of synthetic coiled-coil metalloproteins author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of the Brazilian Chemical Society

Print version ISSN 0103-5053

Abstract

TELSER, Joshua. A perspective on applications of ligand-field analysis: inspiration from electron paramagnetic resonance spectroscopy of coordination complexes of transition metal ions. J. Braz. Chem. Soc. [online]. 2006, vol.17, n.8, pp. 1501-1515. ISSN 0103-5053.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-50532006000800005.

Este artigo descreve de maneira um tanto pessoal, o uso da espectroscopia de ressonância paramagnética eletrônica (EPR), incluindo EPR de alta freqüência e alto campo (HFEPR) para investigar a estrutura eletrônica de complexos de íons de metal de transição. Os parâmetros Hamiltonianos de spin, obtidos a partir de experimentos EPR, matriz g para sistemas com S =1/2 e matrizes g e D (zero-field splitting) para sistemas com S > 1/2 fornecem informações sobre os níveis de energia dos orbitais d. Esta informação pode ser combinada com a teoria do campo ligante (TCL) para fornecer informações a respeito da estrutura eletrônica global de complexos paramagnéticos de metal de transição. Como tem sido discutido por outros autores a TCL ainda se mostra útil para o entendimento quantitativo destes complexos, mesmo com a atual disponibilidade de métodos computacionais avançados, como a teoria do funcional de densidade (DFT). A discussão é ilustrada por exemplos ao longo da série de transição, com configurações dn.

Keywords : coordination chemistry; EPR; ligand-field theory; spectroscopy.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English