SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue8Thin film of copper hexacyanoferrate dispersed on the surface of a conducting carbon ceramic material, SiO2/ZrO2/C-graphite: characteristics and electrochemical studiesEPR and semi-empirical studies as tools to assign the geometric structures of FeIII isomer models for transferrins author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of the Brazilian Chemical Society

On-line version ISSN 1678-4790

Abstract

GATTO, Claudia C.; LANG, Ernesto S.; BURROW, Robert A.  and  ABRAM, Ulrich. Syntheses and structures of 2-acetylpyridine-(2-amino-benzoylhydrazone) and its dioxouranium(VI) complex. J. Braz. Chem. Soc. [online]. 2006, vol.17, n.8, pp. 1612-1616. ISSN 1678-4790.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-50532006000800019.

A síntese e a caracterização da 2-acetilpiridina-(2-aminobenzoilhidrazona) (HL1) e do seu primeiro complexo com dióxido de urânio são descritas neste trabalho. A análise estrutural da hidrazona, HL1, por difração de raios X do monocristal, mostra que sua estrutura molecular é quase planar no estado sólido, apresentando ligações de hidrogênio intermoleculares. O complexo [UO2(L1)(dmf)2](NO3) é formado a partir de uma suspensão em refluxo de HL1 com nitrato de uranila em metanol, na presença de pequena quantidade de trietilamina. A recristalização em dmf resulta na obtenção de cristais adequados para a difração de raios X. A análise por difração de raios X do complexo mostra uma geometria de coordenação bipiramidal de base pentagonal para o urânio(VI), formada pelos oxigênios da uranila nas posições apicais, uma molécula da hidrazona monodesprotonada e dois átomos de oxigênio das moléculas de dimetilformamida nas posições equatoriais.

Keywords : uranium; hydrazones; actinides; structure analysis.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in Englishpdf in English