SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue8Thin film of copper hexacyanoferrate dispersed on the surface of a conducting carbon ceramic material, SiO2/ZrO2/C-graphite: characteristics and electrochemical studiesEPR and semi-empirical studies as tools to assign the geometric structures of FeIII isomer models for transferrins author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of the Brazilian Chemical Society

Print version ISSN 0103-5053

Abstract

GATTO, Claudia C.; LANG, Ernesto S.; BURROW, Robert A.  and  ABRAM, Ulrich. Syntheses and structures of 2-acetylpyridine-(2-amino-benzoylhydrazone) and its dioxouranium(VI) complex. J. Braz. Chem. Soc. [online]. 2006, vol.17, n.8, pp. 1612-1616. ISSN 0103-5053.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-50532006000800019.

A síntese e a caracterização da 2-acetilpiridina-(2-aminobenzoilhidrazona) (HL1) e do seu primeiro complexo com dióxido de urânio são descritas neste trabalho. A análise estrutural da hidrazona, HL1, por difração de raios X do monocristal, mostra que sua estrutura molecular é quase planar no estado sólido, apresentando ligações de hidrogênio intermoleculares. O complexo [UO2(L1)(dmf)2](NO3) é formado a partir de uma suspensão em refluxo de HL1 com nitrato de uranila em metanol, na presença de pequena quantidade de trietilamina. A recristalização em dmf resulta na obtenção de cristais adequados para a difração de raios X. A análise por difração de raios X do complexo mostra uma geometria de coordenação bipiramidal de base pentagonal para o urânio(VI), formada pelos oxigênios da uranila nas posições apicais, uma molécula da hidrazona monodesprotonada e dois átomos de oxigênio das moléculas de dimetilformamida nas posições equatoriais.

Keywords : uranium; hydrazones; actinides; structure analysis.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English