SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue8A novel binuclear ruthenium complex: spectroscopic and electrochemical characterization, and formation of Langmuir and Langmuir-Blodgett filmsCuII hydroxy salts: characterization of layered compounds by vibrational spectroscopy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of the Brazilian Chemical Society

Print version ISSN 0103-5053

Abstract

OLIVEIRA, Fernanda B. de et al. Kinetics of antimony(V) reduction by L-cysteine: pharmacological implications and application to the determination of antimony in pentavalent antimonial drugs. J. Braz. Chem. Soc. [online]. 2006, vol.17, n.8, pp. 1642-1650. ISSN 0103-5053.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-50532006000800023.

Como o antimônio é a espécies ativa no medicamento leishmanicida, antimoniato de meglumina (AM), o conhecimento da concentração exata do metal é crítico para o seu uso experimental e clínico. Por outro lado, o papel da cisteína no metabolismo dos antimoniais deve ser esclarecido. No presente trabalho, a reação de redução do SbV pela cisteína foi caracterizada cineticamente. As ordens de reação com relação ao Sb e à cisteína foram iguais a 1,0 e 3,3, respectivamente. A constante de velocidade da reação de redução foi dependente do pH. Essa reação foi usada para reduzir o SbV no AM, para subseqüente determinação fotométrica do SbIII com o cromóforo vermelho de bromopirogalol. Eficiências de redução de 100% foram alcançadas em pH 3. Soluções apresentando concentrações de Sb baixas como 0,5 mmol L-1 foram dosadas com sucesso. O método foi também aplicado para a determinação de Sb em formulações lipossomais do AM.

Keywords : cysteine; antimony; reduction; liposomes; meglumine antimoniate.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English