SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue5Total synthesis of (3S, 5R, 3'S, 5'R)-capsorubinSynthesis of novel 6-(substituted benzyl)imidazo[2,1-b][1,3]thiazole catalyzed by polystyrene-supported palladium(ii) ethylenediamine complex author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of the Brazilian Chemical Society

Print version ISSN 0103-5053

Abstract

FARIA, André L.; MAC LEOD, Tatiana O. C.; BARROS, Valéria P.  and  ASSIS, Marilda D.. Hydrocarbon oxidation catalyzed by iron and manganese porphyrins anchored on aminofunctionalized supports. J. Braz. Chem. Soc. [online]. 2009, vol.20, n.5, pp. 895-906. ISSN 0103-5053.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-50532009000500014.

As metaloporfirinas de segunda geração (MePs), cloreto de [5,10,15,20-tetraquis(pentafluorofenil)porfirinaferro(III)], FeP, e cloreto de [5,10,15,20-tetraquis(pentafluorofenil)porfirinamanganês(III)], MnP, foram covalentemente ancoradas em suportes aminofuncionalizados, com o objetivo de preparar catalisadores sólidos seletivos para a oxidação de compostos orgânicos. Montmorillonita K10 funcionalizada com 3-aminopropiltrietoxissilano (Mont1) ou com 3-cloropropiltrietoxissilano seguida por reação com 1,6-diaminoexano (Mont2), e sílica gel funcionalizada com 3-aminopropiltrietoxissilano (Sil1) ou modificada com 3-cloropropiltrietoxissilano seguida por reação com 1,6-diaminoexano (Sil2) foram preparadas e caracterizadas por UV-Vis, IR, EPR, TGA e difratometria de raios X. As atividades catalíticas das MePs imobilizadas nestes suportes foram investigadas na oxidação de (Z)-cicloocteno, cicloexano e estireno por iodosilbenzeno (PhIO) ou H2O2. Os sistemas estudados foram catalisadores eficientes da oxidação de todos os substratos, especialmente utilizando PhIO como oxidante. Não se observou lixiviamento das MePs dos suportes, indicando que a ligação covalente é um método muito eficiente para a imobilização de catalisadores. As FePs imobilizadas foram catalisadores mais eficientes que as correspondentes MnPs, mesmo quando imidazol foi empregado como um co-catalisador para as MnPs ancoradas. Embora os rendimentos de produtos oxidados utilizando H2O2 tenham sido mais baixos que aqueles obtidos com PhIO, alguns sistemas heterogêneos envolvendo MePs foram mais eficientes que as correspondentes MePs em solução, tanto em termos de rendimento de produto quanto de seletividade.

Keywords : supported metalloporphyrins; catalysis; aminofunctionalized supports; metalloporphines.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English