SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número8Study on the interaction between doxorubicin and Deoxyribonucleic acid with the use of methylene blue as a probe índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of the Brazilian Chemical Society

versão impressa ISSN 0103-5053

Resumo

FARIA, Anizio M.; COLLINS, Carol H.  e  JARDIM, Isabel C. S. F.. State-of-the-art in immobilized polymer stationary phases for high-performance liquid chromatography. J. Braz. Chem. Soc. [online]. 2009, vol.20, n.8, pp. 1385-1398. ISSN 0103-5053.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-50532009000800002.

O aumento da estabilidade química e a redução da alta atividade de grupos residuais têm sido, nas últimas quatro décadas, os principais focos de pesquisas na preparação de fases estacionárias para cromatografia líquida de alta eficiência na modalidade de fase reversa (CLAE-FR). Novas e eficientes estratégias de modificação da superfície da sílica e a introdução de novos materiais como suportes cromatográficos têm minimizado estas limitações e possibilitado uma crescente popularização da CLAE-FR. Neste trabalho será apresentada uma visão geral do estado da arte de uma das estratégias de preparo de fases estacionárias que vem contornando tais limitações da CLAE-FR; as fases estacionárias baseadas na imobilização de polímeros orgânicos pré-sintetizados sobre partículas de sílica e sílica metalizada (zirconizada e titanizada). Uma consideração especial será dada ao desenvolvimento destas fases estacionárias ocorrido no Brasil nos últimos 15 anos.

Palavras-chave : polymer-coated stationary phases; high-performance liquid chromatography; metalized silica supports.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês