SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número10Critical evaluation of the oxygen-enhanced combustion in gas burners for industrial applications and heating systemsMetal concentration in sediments from the Santos estuarine system: a recent assessment índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Journal of the Brazilian Chemical Society

versión impresa ISSN 0103-5053

Resumen

NUNES, Adriane M. et al. Determination of Ca, Cu, Fe and Mg in fresh and processed meat treated with tetramethylammonium hydroxide by atomic absorption spectrometry. J. Braz. Chem. Soc. [online]. 2011, vol.22, n.10, pp. 1850-1857. ISSN 0103-5053.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-50532011001000004.

Um método simples para o tratamento de amostras de carne fresca e processada com hidróxido de tetrametilamônio (TMAH) é proposto para a determinação de Ca, Fe e Mg por espectrometria de absorção atômica com chama (FAAS) e Cu por espectrometria de absorção atômica com forno de grafite (GFAAS). A exatidão foi avaliada por comparação dos resultados usando outros dois procedimentos de preparo de amostra e por análise de materiais de referência certificados. Não houve diferença significativa entre os resultados obtidos, em um nível de confiança de 95%. Os limites de detecção para Ca, Cu, Fe e Mg foram 45,0, 0,2, 16,0 e 0,3 µg g-1, respectivamente. A espectrometria de absorção atômica de alta resolução com fonte contínua em forno de grafite (HR-CS GFAAS) foi empregada para avaliar as interferências espectrais na determinação de Cu. Entretanto, nenhuma interferência foi encontrada. O método proposto é simples, rápido e confiável para análise de produtos cárneos e não requer o uso de equipamentos especiais nem de ácidos fortes no preparo das amostras.

Palabras llave : tetramethylammonium hydroxide; fresh and processed meat; atomic absorption spectrometry; trace metals.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés