SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2A catalytic kinetic spectrophotometric determination of organophosphorus pesticides in vegetable samplesSystematic UPLC-ESI-MS/MS study on the occurrence of staurosporine and derivatives in associated marine microorganisms from Eudistoma vannamei índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Journal of the Brazilian Chemical Society

versão impressa ISSN 0103-5053

Resumo

MELO, Régis L.; CASCIANO, Paulo N. S.; CORREIA, Adriana N.  e  LIMA-NETO, Pedro de. Characterisation of electrodeposited and heat-treated Ni−Mo−P coatings. J. Braz. Chem. Soc. [online]. 2012, vol.23, n.2, pp. 328-334. ISSN 0103-5053.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-50532012000200020.

A eletrodeposição e as propriedades de dureza e resistência à corrosão de eletrodepósitos de Ni−Mo−P foram estudadas. A caracterização das camadas foi feita por microscopia eletrônica de varredura, difração de raios X e energia dispersiva de raios X. Os ensaios de corrosão foram feitos à temperatura ambiente em NaCl 10-1 mol dm-3 e por polarização linear potenciodinâmica. Camadas amorfas de Ni−Mo−P foram obtidas e a composição destas mostrou ser dependente da composição do banho, da densidade de corrente aplicada e da temperatura do banho. A dureza das camadas de Ni−Mo−P mostrou ser dependente dos teores de Mo e P e que a ausência de trincas é um requerimento necessário para obter eletrodepósitos de Ni−Mo−P com boas propriedades de dureza. A dureza das camadas tratadas termicamente aumentou com a temperatura de tratamento térmico devido à precipitação das fases Ni, Ni3P e NiMo durante o tratamento térmico. A resistência à corrosão dos eletrodepósitos de Ni−Mo−P aumentou com o teor de P na camada. A camada Ni78Mo10P12 apresentou os maiores valores de dureza a a maior resistência à corrosão. A adição de P mostrou ser benéfica para as propriedades de dureza e resistência à corrosão de eletrodepósitos de Ni−Mo.

Palavras-chave : Ni−Mo−P; electrodeposition; amorphous; corrosion; hardness.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês