SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número6Electrochemical detection of Pb and Cd in paper-based microfluidic devicesHigh-time resolution measurements of black carbon particles in the exhaust emissions of a diesel engine during acceleration, deceleration and cruise conditions índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Journal of the Brazilian Chemical Society

versión impresa ISSN 0103-5053

Resumen

ZACHETTI, Vanessa G. L. et al. Electrochemical reduction of the mycotoxin citrinin at bare and modified with multi-walled carbon nanotubes glassy carbon electrodes in a non-aqueous reaction medium. J. Braz. Chem. Soc. [online]. 2012, vol.23, n.6, pp. 1131-1139. ISSN 0103-5053.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-50532012000600019.

O mecanismo de redução eletroquímica de citrinina em acetonitrila mais (C4H9)4NClO4 0,1 mol L-1 tanto em eletrodo de carbono vítreo (GC) não modificado quanto em eletrodo GC modificado com nanotubos de carbono de paredes múltiplas foi investigado por voltametria cíclica e eletrólise a potencial controlado. Os resultados obtidos permitiram inferir um mecanismo de eletroredução complexo com etapas químicas e eletroquímicas, acopladas à reação inicial de transferência de elétron. Citrinina apresentou pico catódico único que corresponde no mínimo a duas etapas de redução envolvendo um elétron e duas reações químicas homogêneas, segundo mecanismo de autoprotonação do tipo ECEC (transferência de elétron acoplada com aceitação de próton). As reações químicas se originam nas transferências de próton intermolecular do substrato para os seus produtos intermédios básicos de redução, caracterizando um mecanismo de autoprotonação. Análise cinética por procedimentos de simulação de resultados voltamétricos permitiu uma caracterização completa do mecanismo de redução heterogêneo de citrinina.

Palabras llave : citrinin; mycotoxins; multi-walled carbon nanotubes; cyclic voltammetry; square wave voltammetry.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés