SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Family participation in the decision making process for life support limitation: paternalism, beneficence and omissionMechanical ventilation in the acute lung injury/acute respiratory distress syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Intensiva

Print version ISSN 0103-507X

Abstract

BARBOSA, Fabiano Timbó et al. Uso do sulfato de magnésio por via venosa e nebulização para o tratamento da asma aguda na emergência. Rev. bras. ter. intensiva [online]. 2007, vol.19, n.3, pp. 369-373. ISSN 0103-507X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-507X2007000300019.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Tem sido mostrado que o sulfato de magnésio apresenta benefícios em adultos e crianças asmáticos, com fraca resposta aos agentes b-agonistas e corticóides sistêmicos no departamento de emergência. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão não sistemática acerca do tratamento da asma aguda com sulfato de magnésio por via venosa e nebulização na emergência. CONTEÚDO: As primeiras investigações que demonstraram benefício no uso do sulfato de magnésio na asma são de 1938. Os efeitos do sulfato de magnésio podem ser mediados através da ação antagonista do cálcio ou através da função de co-fator em sistemas enzimáticos envolvendo o fluxo iônico através da membrana celular. Foi realizada uma revisão de literatura através da base de dados MedLine nos últimos seis anos (2000 a 2006) e incluídos os artigos publicados na língua inglesa, através do cruzamento dos unitermos asma e sulfato de magnésio. CONCLUSÕES: A administração de rotina do sulfato de magnésio por via venosa e nebulização em pacientes com asma aguda grave que se apresentam no serviço de emergência não é recomendado; entretanto, como um tratamento adjuvante obtém-se algum benefício.

Keywords : Asma; Emergência; Sulfato de Magnésio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese