SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4Professional profile of pediatric intensivists in Rio de Janeiro, southeastern BrazilAdrenal insufficiency in children with sepsis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Intensiva

Print version ISSN 0103-507X

Abstract

BARBOSA, Taís Pagliuco; BECCARIA, Lúcia Marinilza  and  PEREIRA, Roseli Aparecida Matheus. Avaliação da experiência de dor pós-operatória em pacientes de unidade de terapia intensiva . Rev. bras. ter. intensiva [online]. 2011, vol.23, n.4, pp. 470-477. ISSN 0103-507X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-507X2011000400012.

OBJETIVO: Verificar a experiência dos pacientes submetidos a grandes cirurgias que realizaram pós-operatório em unidade de terapia intensiva. MÉTODO: Trata-se de estudo observacional, prospectivo, avaliando pacientes admitidos na unidade de terapia intensiva em pós-operatório e que tiveram alta para uma das enfermarias do hospital. Todos assinaram termo de consentimento livre e esclarecido.. Foram excluídos os pacientes com dificuldades na comunicação. A coleta de dados foi por meio de entrevista composta por 13 questões relacionadas a dor. RESULTADOS: Foram incluídos 167 pacientes, sendo 69,5% do sexo masculino, de 50 a 59 anos, permanecendo de um a três dias internados na unidade de terapia intensiva. Oitenta e cinco por cento dos pacientes não relataram dificuldades para expressar a dor, 98,8% foram questionados e medicados rapidamente quando apresentaram sintomas de dor, 54,5% foram abordados somente sobre a presença ou não de dor, não utilizando escalas de mensuração e a situação mais dolorosa relatada foi o incômodo devido à incisão cirúrgica e posição no leito. CONCLUSÃO: Houve maior preocupação da equipe de enfermagem com a ocorrência de dor e não com a qualidade, intensidade ou quanto o estímulo doloroso poderia estar gerando incômodo ao paciente, além da não utilização de escalas para avaliação clínica e individual da dor, necessitando de um treinamento contínuo com os profissionais de enfermagem no sentido de abordar e valorizar as queixas álgicas dos pacientes.

Keywords : Dor pós-operatória; Medição da dor; Unidades de terapia intensiva.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese