SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Infecção por Clostridium tetani no recém-nascido: revisão sobre o tétano neonatorumNovos marcadores biológicos na pneumonia comunitária grave índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Intensiva

versão impressa ISSN 0103-507X

Resumo

FREITAS, Brunnella Alcantara Chagas de; LEAO, Renata Teixeira; GOMES, Andréia Patrícia  e  SIQUEIRA-BATISTA, Rodrigo. Terapia nutricional e sepse neonatal. Rev. bras. ter. intensiva [online]. 2011, vol.23, n.4, pp. 492-498. ISSN 0103-507X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-507X2011000400015.

O objetivo do presente artigo é revisar a literatura acerca dos conhecimentos atuais relativos à terapia nutricional - enteral e parenteral - para os recém-nascidos pré-termo, principalmente os de muito baixo peso, destacando seu efeito protetor na sepse neonatal e na enterocolite necrosante. As diferentes modalidades de alimentação do recém-nascido prematuro - especialmente para aqueles de muito baixo peso - e seu efeito protetor na diminuição de complicações (mormente as infecciosas) foram analisadas. A utilização preferencial do leite materno na nutrição enteral, o controle das ofertas energético-protéicas, o início precoce da nutrição enteral mínima, a introdução precoce da alimentação parenteral - nas primeiras 24 horas - e a utilização dos imunonutrientes que tenham estudos suficientes para fundamentar sua indicação podem se constituir em boas diretrizes adjuvantes na prevenção da sepse neonatal e da enterocolite necrosante. Sem embargo, percebe-se a necessidade de mais estudos - preferencialmente multicêntricos, controlados e randomizados - para esclarecer o papel protetor da nutrição no RNPT, não somente na prevenção de infecções, mas também para auxiliar o desenvolvimento neural e a prevenção de consequências deletérias futuras.

Palavras-chave : Nutrição; Sepse; Recém-nascido.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês