SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Positive end-expiratory pressure increases strain in patients with ALI/ARDSExpiratory peak flow and respiratory system resistance in mechanically ventilated patients undergoing two different forms of manually assisted cough índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Intensiva

versión impresa ISSN 0103-507X

Resumen

CRUZ, Julia Niehues da et al. Incidência de delirium durante a internação em unidade de terapia intensiva em pacientes pré-tratados com estatinas no pós-operatório de cirurgia cardíaca. Rev. bras. ter. intensiva [online]. 2012, vol.24, n.1, pp. 52-57. ISSN 0103-507X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-507X2012000100008.

OBJETIVO: Determinar a associação entre a administração pré-operatória de estatina e o delírium pós-operatório em uma corte prospectiva de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca. MÉTODOS: Foram analisados pacientes adultos internados na unidade de terapia intensiva após cirurgia cardíaca entre janeiro e junho de 2011. A triagem para delirium foi realizada utilizando o Confusion Assessment Method para analisar delirium em uma unidade de terapia intensiva (CAM-ICU) e Delirium Screening Checklist para terapia intensiva (ICDSC) durante a internação na terapia intensiva RESULTADOS: Cento e sessenta e nove pacientes foram submetidos à cirurgia cardíaca eletiva, dos quais 40,2% estavam utilizando estatina no pré-operatório. Delirium foi identificado em 14,9% dos pacientes que não utilizavam estatina comparado com 11,8% dos que utilizavam (p=0,817) quando avaliados pelo CAM-ICU. Utilizando o ICDSC 18,8% dos pacientes que não usam estatina comparado com 10.3% dos que usam (p=0,191). CONCLUSÃO: Não há relação entre uso de estatinas com a ocorrência de delirium em pacientes submetidos a cirurgia cardíaca.

Palabras llave : Cirurgia cardíaca [efeitos de drogas]; Delírio [etiologia]; Inibidores de Hidroximetilglutaril-CoA redutases  [efeitos adversos]; Período pós-operatório; Unidades de terapia intensiva.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués