SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Late-onset sepsis in preterm children in a neonatal intensive care unit: a three-year analysisNeurogenic pulmonary edema: a current literature review índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Intensiva

versión impresa ISSN 0103-507X

Resumen

BITTAR, Tânia Mara Baraky  y  GUERRA, Sérgio Diniz. Uso do sulfato de magnésio venoso para tratamento da asma aguda grave da criança no pronto-socorro. Rev. bras. ter. intensiva [online]. 2012, vol.24, n.1, pp. 86-90. ISSN 0103-507X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-507X2012000100013.

A asma aguda grave é uma emergência médica que deve ser diagnosticada e tratada rapidamente. O tratamento inicial inclui broncodilatadores e corticosteróides sistêmicos. Em casos graves, com fraca resposta ao tratamento padrão, o sulfato de magnésio venoso surge como opção terapêutica. O objetivo deste artigo foi revisar a literatura sobre o uso do sulfato de magnésio venoso na asma aguda em crianças no pronto-socorro no que se refere a eficácia, indicação, dosagem, efeitos adversos e contraindicações. Realizada revisão narrativa por meio das Bases de dados Medline, Lilacs e Cochrane Database of Systmatic Reviews, entre 2000 e 2010. Utilizados os descritores: asthma, children, emergency, magnesium sulfate. Incluídos oito ensaios clínicos controlados, três meta-análises, um estudo retrospectivo, oito artigos de revisão e um estudo transversal. A eficácia do magnésio venoso em crianças foi observada por vários autores, com raros efeitos adversos. Seu uso foi indicado para os pacientes com asma aguda moderada e grave que não responderam ao tratamento inicial com broncodilatador e corticosteróide. As contraindicações em pediatria são poucas. Entre elas estão insuficiência renal e bloqueio atrioventricular. Existem poucos relatos da interação do magnésio com drogas de uso pediátrico. Apesar da segurança, na prática, o magnésio venoso é pouco usado na asma aguda em pediatria. Na maioria das vezes, é indicado tardiamente para impedir falência respiratória e internação na unidade de cuidados intensivos. Os estudos demonstram que o magnésio venoso é uma droga eficaz e segura na criança com asma aguda grave, porém o seu uso no pronto-socorro ainda é limitado.

Palabras llave : Asma [quimioterapia]; Criança; Emergência; Sulfato de magnésio [uso terapêutico].

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués