SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Use of intravenous magnesium sulfate for the treatment of severe acute asthma in children in emergency departmentNutrition therapy in severe head trauma patients índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Intensiva

versión impresa ISSN 0103-507X

Resumen

RIDENTI, Flávio Antônio Siqueira. Edema pulmonar neurogênico: uma revisão atualizada da literatura. Rev. bras. ter. intensiva [online]. 2012, vol.24, n.1, pp. 91-96. ISSN 0103-507X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-507X2012000100014.

O edema pulmonar neurogênico ainda é um fenômeno pouco compreendido no contexto da assistência ao paciente neurológico grave. Trata-se de uma situação clínica relativamente rara. Situações de importante dano cerebral como hemorragia subaracnóidea, traumatismos encefálicos severos, hemorragias cerebrais intra-parenquimatosas, crises convulsivas ou outras condições específicas fazem o perfil do paciente com risco de desenvolver edema pulmonar neurogênico. A falta de reconhecimento desta condição e o seu inadequado manuseio podem levar à piora do sofrimento cerebral por adicional lesão cerebral secundária em decorrência de hipoxemia e de redução da pressão de perfusão cerebral com aumento da morbidade e da letalidade. O objetivo desta revisão foi o de levantar aspectos atuais da fisiopatologia do edema pulmonar neurogênico, sua importância clínica e terapêutica. Embora de ocorrência relativamente rara, o edema pulmonar neurogênico deve ser prontamente reconhecido e tratado para que se evite dano cerebral secundário adicional. Apesar de ainda não totalmente elucidado, o conhecimento da base da fisiopatologia tem importância na estratégia do seu manuseio. Deve-se ter em mente a identificação de diagnósticos diferenciais como pneumonia aspirativa, embolia pulmonar, contusão pulmonar, congestão por sobrecarga de volume dentre outras situações. De forma semelhante, devem ser consideradas situações correlatas como a síndrome do miocárdio atordoado ("stunned myocardium") que podem estar presentes ou associadas ao edema pulmonar neurogênico.

Palabras llave : Edema pulmonar; Pneumopatias; Doenças respiratórias.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués