SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Prevalence and factors associated with bronchopulmonary dysplasia in a referral hospital in Minas Gerais, BrazilMotor physical therapy in hospitalized patients in an intensive care unit: a systematic review índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Intensiva

versión impresa ISSN 0103-507X

Resumen

FERNANDEZ, Herminia Guimarães Couto; VIEIRA, Alan Araújo  y  BARBOSA, Adauto Dutra Moraes. Correlação entre a concentração de lactato plasmático e a mortalidade neonatal precoce. Rev. bras. ter. intensiva [online]. 2012, vol.24, n.2, pp. 184-187. ISSN 0103-507X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-507X2012000200015.

OBJETIVO: Avaliar a correlação entre a concentração do nível plasmático de lactato, nas primeiras 6 horas de vida, e a mortalidade neonatal precoce. MÉTODOS: Os pacientes foram separados em dois grupos, a partir do melhor ponto de corte do nível plasmático de lactato para predição da mortalidade neonatal nos 3 primeiros dias de vida, obtido por meio da construção de curva ROC. Os grupos foram separados e analisados quanto às diferenças e correlações entre as variáveis estudadas e nível plasmático de lactato dosado nas primeiras 6 horas de vida, por meio dos testes qui-quadrado, t de Student ou Mann-Whitney, e regressão logística. RESULTADOS: O melhor ponto de corte do nível plasmático de lactato determinado pela curva ROC para óbito nos 3 primeiros dias de vida foi 4,2mmol/L. Os grupos estudados foram diferentes em relação à média de peso de nascimento (menor no grupo com nível plasmático de lactato >4,2mmol/L), adequação entre peso de nascimento/idade gestacional, com maior número de recém-nascidos pequenos para idade gestacional nesse grupo. A ocorrência de convulsões, hemorragia intracraniana e óbito nos primeiros 3 dias de vida foi mais freqüente no grupo com nível plasmático de lactato >4,2mmol/L. CONCLUSÃO: Para a amostragem estudada, a presença de nível plasmático de lactato > 4,2mmol/L, nas primeiras 6 horas de vida, foi correlacionada ao óbito neonatal nos 3 primeiros dias de vida, à maior frequência de morbidade neurológica e de recém-nascidos pequenos para idade gestacional.

Palabras llave : Ácido láctico; Asfixia neonatal; Mortalidade neonatal.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués