SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Motor physical therapy in hospitalized patients in an intensive care unit: a systematic reviewProSealTM laryngeal mask airway for surfactant administration in the treatment of respiratory distress syndrome in a premature infant índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Intensiva

versión impresa ISSN 0103-507X

Resumen

FONSECA, Anelise Coelho da; MENDES JUNIOR, Walter Vieira  y  FONSECA, Maria de Jesus Mendes da. Cuidados paliativos para idosos na unidade de terapia intensiva: revisão sistemática. Rev. bras. ter. intensiva [online]. 2012, vol.24, n.2, pp. 197-206. ISSN 0103-507X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-507X2012000200017.

OBJETIVO: O uso de tecnologia médica intervencionista em pacientes idosos em estado terminal necessita ser associado aos cuidados paliativos como medidas de suporte clínico na terapia intensiva. Esse recurso auxilia nas decisões ao final da vida do paciente e direciona a atenção da equipe de saúde para garantir o conforto do paciente e a satisfação da família. O prolongamento da vida sem a implementação de ações que visem amenizar sintomas, como dor e dispneia, contribui para o estresse familiar e a morte com sofrimento. O objetivo deste trabalho foi conhecer os avanços no uso dos cuidados paliativos na unidade de terapia intensiva. MÉTODOS: Revisão sistemática sobre a relação entre cuidados paliativos aos idosos e a terapia intensiva nos portais Medline e Bireme. RESULTADOS: Foram analisados 29 artigos, que mostram experiências de cuidados paliativos em unidades de terapia intensiva utilizando as variáveis "satisfação da família quando participa das discussões sobre os cuidados paliativos" e "dificuldades na implementação desse tipo de cuidado por falta de capacitação técnica dos profissionais". CONCLUSÃO: O tema "cuidados paliativos" deve ser aprofundado visando melhorar a relação entre pacientes, seus familiares e a equipe de saúde. Considerando o aumento do número de idosos na terapia intensiva, é fundamental melhorar a capacitação do profissional de saúde para enfrentar os desafios que envolvem a terminalidade da vida.

Palabras llave : Idoso; Cuidados paliativos; Cuidados para prolongar a vida; Assistência paliativa; Cuidados críticos; Doença crônica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués