SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue4Severe hypercalcemia as a form of acute lymphoblastic leukemia presentation in childrenSpontaneous intracranial hemorrhage in children: report of a hemophilia patient who survived due to a brain cyst author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Terapia Intensiva

Print version ISSN 0103-507XOn-line version ISSN 1982-4335

Abstract

ROSA, Regis Goulart et al. Uso da tomografia por impedância elétrica torácica como ferramenta de auxílio às manobras de recrutamento alveolar na síndrome do desconforto respiratório agudo: relato de caso e breve revisão da literatura. Rev. bras. ter. intensiva [online]. 2015, vol.27, n.4, pp.406-411. ISSN 0103-507X.  https://doi.org/10.5935/0103-507X.20150068.

A tomografia por impedância elétrica torácica constitui ferramenta de monitorização não invasiva, em tempo real, da distribuição regional da ventilação pulmonar. Sua utilização à beira do leito em pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo tem o potencial de auxiliar na condução de manobras de recrutamento alveolar, frequentemente necessárias em casos de hipoxemia refratária. Neste relato de caso, apresentamos os resultados e a interpretação da monitorização da tomografia por impedância elétrica torácica em um paciente com síndrome do desconforto respiratório agudo, durante manobras de recrutamento alveolar, com aplicação transitória de altas pressões alveolares e titulação da pressão positiva ao final da expiração ideal. Adicionalmente, apresentamos uma breve revisão da literatura a respeito do uso de manobras de recrutamento alveolar e monitorização com tomografia por impedância elétrica torácica em pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo.

Keywords : Cardiografia de impedância; Insuficiência respiratória/ fisiopatologia; Recrutamento alveolar; Mecânica respiratória; Relatos de casos.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )