SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Functional ability in younger and older elderlies after discharge from the intensive care unit. A prospective cohortAnalysis of biofilm production by clinical isolates of Pseudomonas aeruginosa from patients with ventilator-associated pneumonia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Terapia Intensiva

Print version ISSN 0103-507XOn-line version ISSN 1982-4335

Abstract

MOURA, Edmilson Leal Bastos de; AMORIM, Fábio Ferreira; HUANG, William  and  MAIA, Marcelo de Oliveira. Lesão renal aguda induzida por contraste: importância dos critérios diagnósticos para estabelecer a prevalência e o prognóstico na unidade de terapia intensiva. Rev. bras. ter. intensiva [online]. 2017, vol.29, n.3, pp.303-309.  Epub Sep 04, 2017. ISSN 0103-507X.  https://doi.org/10.5935/0103-507x.20170041.

Objetivo:

Estabelecer se há superioridade entre os critérios para predizer desfecho clínico desfavorável na lesão renal aguda e nefropatia induzidas por contraste.

Métodos:

Estudo retrospectivo conduzido em hospital terciário com 157 pacientes submetidos à infusão de contraste radiológico para fins propedêuticos.

Resultados:

Cumpriram os critérios para inclusão 147 pacientes. Aqueles que cumpriram os critérios de lesão renal aguda induzida por contraste (59) também cumpriram os critérios para nefropatia induzida por contraste (76); 44,3% dos pacientes cumpriram os critérios para o estadiamento pelo sistema KDIGO; 6,4% dos pacientes necessitaram utilizar terapia de substituição renal, e 10,7% dos pacientes morreram.

Conclusão:

O diagnóstico de nefropatia induzida por contraste foi o critério mais sensível para determinar a necessidade de terapia de substituição renal e óbito, enquanto o KDIGO demonstrou a maior especificidade; na população avaliada, não houve correlação entre o volume de contraste e a progressão para lesão renal induzida por contraste, nefropatia induzida por contraste, diálise de suporte ou óbito.

Keywords : Meios de contraste/efeitos adversos; Lesão renal aguda/quimicamente induzido; Hemodiálise; Diálise renal; Índice de gravidade de doença; Medição de risco; Prognóstico.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )