SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Aerobic exercise during hemodialysis: report of five years experienceAcute effect of global posture reeducation technique in the posture of women with anterior muscular chain shortening author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Fisioterapia em Movimento

Print version ISSN 0103-5150

Abstract

BUSARELLO, Fernanda de Oliveira et al. Ganho de extensibilidade dos músculos isquiotibiais comparando o alongamento estático associado ou não à crioterapia. Fisioter. mov. (Impr.) [online]. 2011, vol.24, n.2, pp. 247-254. ISSN 0103-5150.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-51502011000200006.

INTRODUÇÃO: A crioterapia é indicada para diminuir o desconforto durante as sessões de alongamento e proporcionar melhores resultados no ganho de extensibilidade. OBJETIVO: O objetivo do estudo foi verificar o ganho de extensibilidade dos músculos isquiotibiais, comparando o alongamento estático com o alongamento estático associado à crioterapia. MATERIAIS E MÉTODOS: Participaram 20 indivíduos, com idade entre 18 e 25 anos, divididos igualmente em dois grupos, os quais realizaram alongamento e alongamento associado à crioterapia. Foram utilizadas bolsas de gelo, na região posterior da coxa, durante 15 minutos. Em seguida, foi realizada a aplicação do alongamento estático de isquiotibiais, em duas séries, de 30 segundos cada. RESULTADOS: Foram encontradas diferenças significativas na extensibilidade dos músculos isquiotibiais em ambos os grupos, porém não houve diferenças significativas na extensibilidade dos músculos isquiotibiais quando comparado o alongamento estático com o alongamento estático associado à crioterapia. CONCLUSÃO: Houve aumento imediato da extensibilidade dos músculos isquiotibiais. Porém, o uso de crioterapia não se mostrou eficaz para o ganho de extensibilidade.

Keywords : Exercícios de alongamento muscular; Crioterapia; Maleabilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese