SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Osteopathic intervention in the elderly and its impact on quality of lifeSociodemographic and professional profile of physical therapists and origin of their conceptions of ethics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Fisioterapia em Movimento

Print version ISSN 0103-5150

Abstract

PRATA, Hugo Leonardo; ALVES JUNIOR, Edmundo de Drummond; PAULA, Fátima Lima  and  FERREIRA, Sabrina Manhães. Envelhecimento, depressão e quedas: um estudo com os participantes do Projeto Prev-Quedas. Fisioter. mov. (Impr.) [online]. 2011, vol.24, n.3, pp. 437-443. ISSN 0103-5150.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-51502011000300008.

INTRODUÇÃO: No Brasil a depressão é um problema de saúde pública, tendo 10 milhões de pessoas com esse diagnóstico. A queda de idosos é outro comprometedor da saúde, que muitas vezes apresenta uma combinação com a depressão. OBJETIVOS: Verificar a associação entre estados depressivos e número de quedas. MATERIAIS E MÉTODOS: Estudo seccional em que foi aplicado o GDS-15 e um questionário específico. Os dados foram trabalhados no programa R pelo teste Qui-Quadrado, ao nível de significância de 95%. Foram incluídas idosas que participam do Projeto Prev-Quedas e o critério de exclusão foi apresentar deficiência auditiva não corrigida ou apresentar estágios avançados de distúrbios cognitivos e/ou doenças mentais que impedissem o entendimento das perguntas. DISCUSSÃO E RESULTADOS: Foram entrevistadas 78 idosas, com idade média de 72 anos. O percentual de pessoas com possível quadro de depressão foi de 21,8%. Não foi encontrada associação entre depressão e as variáveis idade, estado civil, morar com alguém (p > 0,05). Foi encontrada associação entre quedas e depressão (p < 0,01). CONCLUSÃO: A tendência a estados depressivos encontrada na amostra foi considerada alta, acima da média nacional observada em 1999. A associação encontrada entre o quadro de depressão e um maior número de quedas sofridas pelos participantes pode indicar a necessidade de maior atenção das políticas públicas ao problema. A ausência de medidas preventivas estaria ligada ao pior padrão de qualidade de vida relacionada à saúde.

Keywords : Envelhecimento; Depressão; Acidentes por quedas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese