SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3The scientific evolution of the Brazilian physical therapy in 40 years as a professionAction potential: from excitation to neural adaptation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Fisioterapia em Movimento

Print version ISSN 0103-5150

Abstract

SHIWA, Sílvia Regina et al. PEDro: a base de dados de evidências em fisioterapia. Fisioter. mov. (Impr.) [online]. 2011, vol.24, n.3, pp. 523-533. ISSN 0103-5150.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-51502011000300017.

INTRODUÇÃO: A prática baseada em evidências é necessária para que os pacientes recebam tratamentos eficazes, assim como para reduzir os custos de saúde em geral. Com o crescimento da produção científica com qualidade metodológica heterogênea, torna-se difícil para o fisioterapeuta selecionar quais as melhores evidências para embasar a sua conduta terapêutica. OBJETIVOS: Apresentar a base de dados PEDro (Physiotherapy Evidence Database). MATERIAIS E MÉTODOS: Foram descritos a abrangência da base de dados, tipos de estudos indexados, grau de acessibilidade aos usuários e critérios de qualificação metodológica, entre outras características. RESULTADOS: PEDro é a base de dados mais abrangente em estudos que testam a eficácia das intervenções fisioterapêuticas, em que são indexados estudos controlados aleatorizados, revisões sistemáticas e diretrizes de prática clínica, e os estudos controlados aleatorizados possuem sua qualidade metodológica e descrição estatística avaliadas por meio da escala de qualidade PEDro. A PEDro tem acesso livre e gratuito, facilitando o uso por profissionais, alunos da área e pesquisadores. Os resultados das buscas são ranqueados de acordo com a qualidade metodológica dos artigos encontrados. A PEDro está disponível em cinco idiomas: inglês, mandarim, francês, alemão e português e disponibiliza uma versão simples, sem termos técnicos, para consumidores de serviços de fisioterapia, que são as "escolhas fisioterapêuticas", ou physiotherapy choices. CONCLUSÃO: A PEDro cumpre o seu papel auxiliando tanto profissionais como pacientes, informando sobre as evidências de eficácia de tratamentos fisioterapêuticos de uma forma rápida e simples e contribuindo com o recolhimento de informações para subsidiar decisões ou escolhas terapêuticas.

Keywords : Prática clínica baseada em evidências; Base de dados; Fisioterapia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese