SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Caracterização do reciclador da ONG RRV em Londrina-ParanáExercícios em curto prazo de resistência no quadríceps em indivíduos hipertensos refratários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Fisioterapia em Movimento

versão impressa ISSN 0103-5150

Resumo

SCIPIONI, Gabriela; CIESLAK, Fabrício; ROSARIO FILHO, Nelson Augusto  e  LEITE, Neiva. Função pulmonar de obesos mórbidos submetidos à cirurgia bariátrica. Fisioter. mov. [online]. 2011, vol.24, n.4, pp. 621-627. ISSN 0103-5150.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-51502011000400005.

OBJETIVO: Comparar a função pulmonar de indivíduos obesos mórbidos submetidos à gastroplastia. MÉTODOS: Participaram da pesquisa 25 indivíduos, divididos em grupo experimental com 15 sujeitos (feminino = 13 e masculino = 2) e grupo controle com 10 sujeitos (feminino = 8 e masculino = 2). Foram mensurados os valores espirométricos na fase pré-operatória e na fase pós-operatória, três meses após a cirurgia. RESULTADOS: Verificou-se diferença significante intragrupo na análise inicial e após os três meses de acompanhamento de peso, índice de massa corporal (IMC), Capacidade Vital forçada (CVF), Volume de Reserva Expiratório (VRE), Capacidade Inspiratória (CI) e do Fluxo Expiratório Forçado (FEF25-75%), nos indivíduos que foram submetidos à cirurgia. Para os resultados obtidos da análise de diferença entre os grupos experimental e controle na análise de grupo e tempo, foram considerados significativos a CVF e o VRE. Verificou-se que aqueles que apresentavam distúrbios inespecíficos na fase pré-operatória passaram a ter função pulmonar normal na fase pós-operatória. Não foram verificadas diferenças significativas entre as características de proporções da espirometria entre os grupos e na avaliação intragrupo experimental. CONCLUSÃO: A cirurgia bariátrica influencia na melhora da função pulmonar, observando que um tempo maior de acompanhamento desses indivíduos pode nos mostrar resultados ainda mais confirmatórios sobre a importância da perda de peso para a função pulmonar.

Palavras-chave : Obesidade; Volumes pulmonares; Cirurgia bariátrica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português