SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Quality of life and functional in adolescents with idiopathic scoliosis: pilot studyObstructive sleep apnea syndrome (OSA) and excessive daytime sleepiness (EDS): influence about the risks and falling events in elderly people author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Fisioterapia em Movimento

Print version ISSN 0103-5150

Abstract

CAMARGOS, Ana Cristina Resende et al. Relação entre independência funcional e qualidade de vida na paralisia cerebral. Fisioter. mov. [online]. 2012, vol.25, n.1, pp. 83-92. ISSN 0103-5150.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-51502012000100009.

INTRODUÇÃO: A paralisia cerebral (PC) pode limitar o desempenho de atividades funcionais e a qualidade de vida desses indivíduos. OBJETIVOS:Avaliar a relação entre independência funcional e qualidade de vida de crianças com paralisia cerebral. MATERIAIS E MÉTODOS: A amostra foi composta por 30 crianças com diagnóstico de PC. Para mensurar a qualidade de vida foi utilizado o Questionário de Saúde da Criança (CHQ-PF50) e, para avaliar a funcionalidade, a parte I (habilidades funcionais) do Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (Pedi). O teste de correlação de Spearman foi utilizado para avaliar a relação entre essas variáveis. RESULTADOS: Foi encontrada correlação significativa entre os domínios de função física e limitação das atividades diárias graças aos aspectos emocionais e comportamentais com todas as áreas do Pedi (p < 0,05). O domínio de limitação das atividades diárias graças aos aspectos físicos e a percepção de saúde apresentaram relação com as áreas de autocuidado e função social (p < 0,05). A função global só apresentou relação significativa com o autocuidado, e a saúde mental apresentou relação inversa com a mobilidade (p < 0,05). CONCLUSÕES: Nenhum domínio do CHQ-PF50 apresentou forte correlação com as áreas do Pedi, o que mostra que esses questionários avaliam constructos diferentes. Tais resultados podem auxiliar no planejamento de estratégias de avaliação e intervenção para crianças com PC.

Keywords : Paralisia cerebral; Qualidade de vida; Atividades cotidianas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese