SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Postural assessment by photogrammetry in patients with idiopathic scoliosis undergoing arthrodesisWheelchairs propulsion analysis: review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Fisioterapia em Movimento

Print version ISSN 0103-5150

Abstract

GIANNASI, Lilian Christyane et al. Um novo protocolo para ajuste de placa oclusal no tratamento do bruxismo noturno. Fisioter. mov. [online]. 2012, vol.25, n.1, pp. 175-181. ISSN 0103-5150.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-51502012000100017.

INTRODUÇÃO: O bruxismo do sono (BS) é um distúrbio estereotipado de movimento que se caracteriza pela atividade rítmica mastigatória muscular associada com ranger de dentes e apertamento da mandíbula ocasional. OBJETIVOS: O objetivo deste estudo foi determinar o tempo de alívio para desordens temporomandibulares (DTM), cervical e sinais e sintomas otológicos em pacientes com BS tratados com placas oclusais (PO) por um período de 180 dias. MATERIAIS E MÉTODOS: Trinta pacientes, entre 22 e 53 anos, apresentando BS e DTM, incluindo sintomas cervical e otológicos, foram incluídos neste estudo. O protocolo de tratamento do paciente consistiu na utilização da PO com a aplicação de um novo protocolo de ajuste. O período de acompanhamento total foi de 180 dias. O teste t de Student pareado foi utilizado para comparar os efeitos após o tratamento a longo prazo da PO. RESULTADOS: Para todas as variáveis os resultados foram significativos (p < 0,001). Quanto aos sintomas da DTM, na maioria dos pacientes o alívio da dor no masseter, temporal, cervical e DTM ocorreu no terceiro mês. Vinte por cento dos pacientes autorrelataram ranger os dentes enquanto acordado e informaram que essa parafunção diminuiu até o final de 6 meses, 90% dos sujeitos relataram, também, melhora na qualidade do sono. CONCLUSÃO: O uso de uma PO com novo protocolo de ajuste foi um tratamento eficaz para os sinais e sintomas de DTM em pacientes com BS.

Keywords : Bruxismo do sono; Distúrbios temporomandibulares; Placas oclusais; Dor.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English