SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Resistance exercise in heart disease: systematic reviewStrength/resistance test of the superior members: methodological analysis and normative data author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Fisioterapia em Movimento

Print version ISSN 0103-5150

Abstract

SANTOS, Josiane Sena dos et al. O ultrassom é efetivo no tratamento da tendinite calcárea do ombro?. Fisioter. mov. [online]. 2012, vol.25, n.1, pp. 195-205. ISSN 0103-5150.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-51502012000100020.

Introdução: A tendinite calcária do ombro é uma calcificação caracterizada pela deposição de sais de cálcio nos tendões do manguito rotador, provocando dor no ombro e perda de amplitude de movimento (ADM). O ultrassom é sugerido como alternativa promissora para facilitar a reabsorção dos depósitos de cálcio. Os mecanismos que fundamentam esse efeito são, entretanto, ainda controversos na literatura, e a utilização clínica do ultrassom na tendinite calcária tem sido baseada mais em evidências empíricas do que científicas. Objetivos: Realizar uma revisão bibliográfica sobre os efeitos biológicos e terapêuticos do ultrassom, a fim de identificar o real papel desse recurso no tratamento da tendinite calcária do ombro. Materiais e métodos: Para sua elaboração, foi feita uma busca bibliográfica em bases de dados eletrônicas e uma pesquisa manual. Resultados: Dentre os estudos selecionados, dois demonstraram redução da dor e do tamanho da calcificação e dois não apresentaram resultados positivos. Discussão: Os benefícios promovidos pelo ultrassom são dependentes dos parâmetros utilizados. Variáveis como o tamanho da área a ser tratada, diferenças teciduais, duração da aplicação e o objetivo da conduta terapêutica também devem ser considerados. Conclusão: Com base nesta revisão, pode-se afirmar que o ultrassom terapêutico é um recurso efetivo no tratamento da tendinite calcária do ombro.

Keywords : Terapia por ultrassom; Tendão; Calcificação patológica; Fonoforese.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese