SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Ultrasound is effective in treating calcifying tendinitis of the shoulder?Effectiveness of physical exercise in chronic renal failure author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Fisioterapia em Movimento

Print version ISSN 0103-5150

Abstract

MARINHO, Bruno Ferreira  and  MARINS, João Carlos Bouzas. Teste de força/resistência de membros superiores: análise metodológica e dados normativos. Fisioter. mov. [online]. 2012, vol.25, n.1, pp. 219-230. ISSN 0103-5150.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-51502012000100021.

INTRODUÇÃO: A força e a resistência muscular são componentes da aptidão física importantes para a saúde e alto rendimento. Os testes de flexão de braços, puxada em suspensão na barra e puxada em suspensão na barra modificada, utilizam o próprio peso corporal e avaliam as capacidades motoras relacionadas à aptidão física, saúde e ao desempenho atlético, no sentido de mensurar a força e resistência muscular dos membros superiores em ambos os sexos e ampla faixa etária. OBJETIVOS: O objetivo deste estudo foi buscar na literatura os aspectos metodológicos relacionados à validade, fidedignidade, objetividade e procedimentos específicos utilizados nos testes: flexão de braços, puxada suspensão na barra e puxada em suspensão na barra modificada, fazendo, dessa forma, um levantamento dos indicadores de rendimento desses testes em atletas de alto nível de diferentes modalidades. CONCLUSÃO: Os testes de flexão de braços, puxada em suspensão na barra e puxada em suspensão na barra modificada são eficientes, confiáveis, de fácil aplicação e são ferramentas que empregam baixo custo, além de requererem pouco treinamento do avaliador. Entretanto, devemos chamar a atenção quanto à padronização e as recomendações metodológicas para suas aplicações, para que possam ser utilizados com segurança na reabilitação e no desempenho atlético.

Keywords : Avaliação física; Força; Flexão de braços; Puxada em suspensão na barra; Puxada em suspensão na barra modificada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese