SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Open kinetic chain versus closed kinetic chain in advanced rehabilitation rotator cuffAnalysis of static balance in children with cerebral palsy spastic diparetic type with and without the use of orthoses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Fisioterapia em Movimento

Print version ISSN 0103-5150

Abstract

SABINO, George Schayer et al. Análise da confiabilidade do teste clínico de queda do navicular. Fisioter. mov. [online]. 2012, vol.25, n.2, pp. 301-309. ISSN 0103-5150.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-51502012000200007.

INTRODUÇÃO: A utilização de medidas confiáveis e práticas são necessárias para a tomada de decisões clínicas. O Teste da Queda do Navicular (TQN) fornece informações importantes na avaliação dos membros inferiores. Assim, os objetivos do presente estudo foram verificar a confiabilidade do TQN, conforme realizado na clínica, e analisar uma forma de minimizar a interferência do avaliador. MATERIAIS E MÉTODOS: Participaram do estudo 15 indivíduos (30 pés), selecionados por conveniência. O TQN foi aplicado de forma independente por dois examinadores experientes na realização do teste, o qual foi realizado apenas uma vez em cada pé, utilizando-se um paquímetro de plástico. Foi realizada uma análise descritiva dos dados. Para avaliação da confiabilidade interexaminadores, foi utilizado o índice de correlação intraclasse (ICC2,1) e a discrepância das medidas entre avaliadores foi analisada pelo erro típico da medição. RESULTADOS: A média e o desvio padrão para o primeiro e segundo examinador foram 8,7 ± 5,3 e 9,7 ± 4,7 milímetros. O teste apresentou excelente confiabilidade interexaminador (ICC = 0,93). O erro típico da medição foi 2,16 milímetros. CONCLUSÃO: Os procedimentos para minimizar a interferência do avaliador resultaram, contraditoriamente, em uma piora dos índices de confiabilidade. O TQN pode ser simplificado por meio do uso de instrumentos comuns na clínica e registrado a partir de uma única medida. Mesmo apresentando boa confiabilidade, o TQN apresenta um erro típico da medida, que deve ser levado em consideração para a tomada de decisão. Mudanças no teste, por vezes necessárias em um ambiente clínico, deverão ser analisadas quanto à conservação de suas propriedades.

Keywords : Reprodutibilidade dos testes; Exame físico; Pé.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese