SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Evaluation of eletromyographic activity with or without the use of various types of shoes, in different plansInfluence of the upper limbs' position on ventilatory parameters in adults subjects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Fisioterapia em Movimento

Print version ISSN 0103-5150

Abstract

LIMA, Kauê Carvalho de Almeida; FRANCISCO, Matheus Menezes  and  FREITAS, Paulo Barbosa de. Relação entre os desempenhos em diferentes testes frequentemente utilizados na avaliação da função manual . Fisioter. mov. [online]. 2012, vol.25, n.3, pp. 517-524. ISSN 0103-5150.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-51502012000300007.

INTRODUÇÃO: Testes de Força de Preensão Palmar Máxima (FPMax) e de destreza manual são utilizados como indicativos da função manual . Porém, a FPMax pode ter sua validade questionada, em virtude de raramente exercermos força máxima em tarefas cotidianas. Para investigar a validade da FPMax, examinamos a relação dessa variável com outras obtidas em testes de destreza manual. Ainda, investigamos a relação entre testes de destreza manual. OBJETIVO: Verificar a relação entre a FPMax e o desempenho no Teste de Função Manual de Jebsen e Taylor (TFMJT) e  entre o desempenho nesse teste e o desempenho no teste dos Nove Pinos nos Buracos (9-PnB). MÉTODO: Trinta e seis adultos jovens e sadios (18 homens e 18 mulheres) realizaram o TFMJT, seguido do 9-PnB e do teste de FPMax, com ambas as mãos. Foram realizadas análises de correlação entre o desempenho nesses testes. RESULTADOS: Os resultados revelaram a existência de uma relação negativa moderada entre a FPMax e o TFMJT (r < - 0,74), mostrando que, quanto mais forte o indivíduo, menor é o tempo para realizar o TFMJT. Os resultados revelaram, também, uma fraca correlação entre o teste 9-PnB e o TFMJT, somente na mão não dominante. CONCLUSÕES: A FPMax pode ser utilizada como indicativo da FM, mas seus resultados devem ser utilizados com cautela, pois essa variável não contempla todos os aspectos que envolvem a coordenação e o controle das forças atuantes durante a manipulação de objetos. Os testes 9-PnB e TFMJT indicam características diferentes relacionadas às capacidades manipulativas.

Keywords : Função manual; Destreza; Dinamômetro de força muscular.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese