SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31Sarcopenia: prevalence and associated factors among elderly from a Brazilian capital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Fisioterapia em Movimento

On-line version ISSN 1980-5918

Abstract

CARDOSO, Edeildo Simplício et al. Dor lombar e incapacidade em policiais militares: um estudo epidemiológico. Fisioter. mov. [online]. 2018, vol.31, e003101.  Epub May 10, 2018. ISSN 1980-5918.  http://dx.doi.org/10.1590/1980-5918.031.ao01.

Introdução:

A dor na região lombar é um importante problema de saúde pública nas sociedades industrializadas, acometendo comumente a população adulta. A ocupação é considerada como um fator de risco, principalmente aquelas funções que requerem esforço físico, temos como exemplo a ocupação do policial militar, que se encontram expostos a vários fatores de risco, tanto os que realizam atividades administrativas, quanto àqueles que realizam o policiamento ostensivo.

Objetivo:

Avaliar a prevalência de dor lombar entre policiais militares, bem como a presença de incapacidade e seus fatores associados.

Métodos:

Trata-se de um estudo transversal de caráter analítico. Foi avaliado o nível de incapacidade, dor antes e depois do turno de trabalho, flexibilidade, alterações posturais e medidas antropométricas. Utilizou-se a análise de regressão linear múltipla, considerando o IC 95% e p < 0,05. Foram entrevistados 97 policiais militares com média de idade de 39,30 (± 5,33), sendo todos do sexo masculino.

Resultados:

A queixa de dor lombar foi significativamente maior após o turno de trabalho e, 82,5% dos indivíduos relataram prejuízo na realização das atividades da vida diária decorrente de lombalgia.

Conclusão:

Há uma alta prevalência de dor lombar e prejuízo nas atividades da vida diária em sua decorrência entre os policiais militares. Os dados apresentados reforçam a necessidade de considerar a lombalgia como problema de saúde pública que afeta toda a população, em especial os policiais militares.

Keywords : Dor Lombar; Epidemiologia; Saúde do Trabalhador; Militares.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )