SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Damage to thinking and subjective identityConstructivism, experimental psychology and neuroscience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665

Abstract

SOUSSUMI, Yusaku. Tentativa de integração entre algumas concepções básicas da psicanálise e da neurociência. Psicol. clin. [online]. 2006, vol.18, n.1, pp. 63-82. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-56652006000100006.

O autor aborda a falta de uma visão integrativa do ser humano que existe no estudo da neurociência e da psicanálise, em face da educação e da cultura fundamentadas sobre o paradigma da fragmentação. Essa visão fragmentada leva os estudiosos a desconsiderar a unidade sobre a qual se desdobraram os fatos e os fenômenos subseqüentes no processo de desenvolvimento e evolução dos seres vivos. O autor toma o instinto de sobrevivência, que é inerente à própria vida e a todo ser vivo, como a unidade que está na base de todos os fenômenos orgânicos e mentais e tenta estudar suas expressões, integrando fenômenos neurobiológicos e psicológicos, que são indissociáveis, de acordo com a visão de auto-regulação concebida por Freud.

Keywords : psicanálise; neurociência; afeto; emoção; sentimento; instinto de sobrevivência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese