SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1The body on contemporary psychoanalysis: about Pierre Marty's and Joyce McDougall's psychosomatic conceptionsNarcissistic pathologies and autoimmune diseases: some assumptions about the body in clinical work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665

Abstract

CARRETEIRO, Teresa Cristina  and  FREIRE, Letícia de Luna. De mãe para filha: a transmissão familiar em questão. Psicol. clin. [online]. 2006, vol.18, n.1, pp. 179-191. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-56652006000100015.

Neste artigo, estudamos um caso de transmissão familiar, tomando como analisador uma carta de uma mãe para a sua filha, encontrada logo após o falecimento daquela. Nossa hipótese é que esta carta adquire valor de objeto-testemunho privilegiado no processo de transmissão da herança (material, afetiva e simbólica). Após desenvolvermos uma breve discussão teórica sobre a questão da herança, apresentamos as condições em que conhecemos a filha, seu contexto familiar e habitacional, a partir da ameaça de remoção de sua casa pela prefeitura em função de uma intervenção urbana na favela onde morava, investigando em seguida os legados familiares presentes na carta. Focalizamos em especial a posição que o Estado assumiu no processo de transmissão da herança patrimonial, analisando as possíveis repercussões sobre a dinâmica familiar. Por fim, pontuamos a inseparabilidade entre as perspectivas psíquica e social na investigação das transmissões familiares.

Keywords : transmissão familiar; contexto social; herança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese