SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Characterization of symptoms of Posttraumatic Stress Disorder (PTSD) in girls victims of sexual abuse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665

Abstract

LO BIANCO, Anna Carolina; COSTA-MOURA, Fernanda  and  SOLBERG, Marisa Cytryn. A psicanálise e as narrativas modernas: a transmissão em questão. Psicol. clin. [online]. 2010, vol.22, n.2, pp. 17-25. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-56652010000200002.

Em O narrador, Benjamin afirma que a narrativa que transmitia a experiência coletiva é substituída na modernidade pela informação jornalística e pelo romance, cujos objetos são as experiências individuais. Trata-se do momento de emergência da narrativa centrada no eu, ou no que Freud isolou como o "romance familiar do neurótico". Contudo, no romance e no conto prepondera a busca do sentido que possa suportar as vicissitudes de um eu que não encontra amparo na vida compartilhada; já a psicanálise inaugura uma práxis que dará lugar a um sujeito não mais igual ao eu individual. A intervenção analítica realiza, através da fala, uma operação com a história que permite a emergência do sujeito do inconsciente. Ponto de ancoragem de uma transmissão que, embora instaurada no campo das narrativas modernas, não se apoia no sentido e constitui um campo que se realiza apenas no fragmentário e no pontual.

Keywords : psicanálise; narrativa; transmissão; sujeito; real.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese