SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Torna tua a herança de teu pai: o Nome-do-Pai na psicanálise lacanianaContratransferência e enquadre psicanalítico em Pierre Fédida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665

Resumo

MARCOS, Cristina Moreira. Reflexões sobre a clínica-escola, a psicanálise e sua transmissão. Psicol. clin. [online]. 2011, vol.23, n.2, pp. 205-220. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-56652011000200013.

Muitas são as questões que surgem a partir da experiência de iniciação à escuta clínica nos ambulatórios universitários. O que esta clínica ensina? E de que maneira ela pode participar do processo de transmissão da psicanálise que se dá na universidade? Esta parece ser a questão primeira, com a qual nos defrontamos, quando buscamos pensar as relações entre a clínica e a universidade. Delimitamos nosso artigo em torno da possibilidade de transmissão da clínica psicanalítica na clínica-escola e das incidências desta prática naquele que a exerce. Trata-se de nos interrogarmos sobre a possibilidade de transmissão da clínica psicanalítica, da sua ética e do seu ato, em uma clínica-escola.

Palavras-chave : clínica-escola; psicanálise; transmissão; universidade; prática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português