SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Intensidade tecnológica das exportações mundiais: uma análise de misturas finitas e do "learning-by-exporting"como determinanteUm modelo integrado econométrico+insumo-produto para previsão de longo prazo da demanda de combustíveis no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Nova Economia

versión impresa ISSN 0103-6351

Resumen

SANTOS, Ester Carneiro do Couto. Índice estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação como contribuição à melhoria da capacidade de gerência pública. Nova econ. [online]. 2011, vol.21, n.3, pp. 399-421. ISSN 0103-6351.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-63512011000300004.

O presente trabalho procura fornecer meios para a construção de um indicador-resumo de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) em nível estadual. Dados os aspectos multifacetados que propiciam a construção de ambientes favoráveis ao desenvolvimento tecnológico e inovativos, bem como o grande volume de indicadores primários desse fenômeno, busca apresentar uma síntese ao olhar dos gestores estaduais. Com base nos indicadores primários já existentes e usados em estudos internacionais e nas contribuições recentes de pesquisadores do tema, propõe sua organização e transformação por áreas temáticas, utilizando a experiência de sistematização de informações CT&I brasileiras. O produto final consiste em um único indicador formulado valendo-se da proposta metodológica de transformação de dados do Índice de Transformação Tecnológica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) sob uma composição voltada às especificidades das unidades estaduais.

Palabras llave : desenvolvimento regional; indicador-resumo; CT&I.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués