SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1A imposição do caráter social da produção por meio da concorrênciaEstrutura do mercado de trabalho metropolitano na região sul do Brasil, em 1995 e em 2005 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Nova Economia

Print version ISSN 0103-6351

Abstract

CROCCO, Marco. Centralidade e hierarquia do sistema financeiro brasileiro. Nova econ. [online]. 2012, vol.22, n.1, pp. 31-79. ISSN 0103-6351.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-63512012000100002.

O objetivo deste artigo é analisar a relação entre o sistema financeiro e o grau de centralidade do município onde esse está localizado. Para tanto, é realizada inicialmente uma discussão teórica, inédita, que visa analisar como o grau de centralidade pode afetar a forma de atuação de um banco em um local específico, tendo como ponto de partida a teoria da preferência de liquidez e a concepção de oferta de moeda endógena desenvolvida por Keynes. Após essa discussão teórica, será feita uma análise empírica sobre o caso brasileiro. Assim, é proposta uma hierarquia dos municípios brasileiros definida pela hierarquia do sistema financeiro neles existentes. Com base nessa hierarquia, a forma de atuação das agências bancárias em cada nível hierárquico é analisada. O estudo concluiu que o espaço é um importante elemento na definição das formas de atuação do sistema bancário, com consequências visíveis para o desenvolvimento econômico das regiões.

Keywords : hierarquia urbana; sistema financeiro; centralidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese