Acessibilidade / Reportar erro

Diferenciais da distância geográfica na interação universidade-empresa no Brasil: um foco sobre as características dos agentes e das interações

Geographical distance differentials in university-firm interaction in Brazil:a focus on the characteristics of agents and interactions

Resumo:

O artigo analisa os determinantes da distância geográfica das interações universidade-empresa no Brasil, utilizando-se dos microdados do Censo 2008 do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Controlando para variáveis já estudadas e apontadas como relevante para a explicação da distância geográfica nas interações, os resultados apontama existência de diferenças no padrão de comportamento (i) dos grupos de pesquisa situados em distintos tipos de instituição e pertencentes a distintas grandes áreas, (ii) das empresas classificadas por capacitação e apropriabilidade tecnológica e (iii) dos tipos de relacionamentoe financiamento estabelecidos.

Palavras-chave:
interação universidade-empresa; proximidade geográfica; grupos de pesquisa do CNPq

Nova Economia FACE-UFMG, Av. Antônio Carlos, 6627, Belo Horizonte, MG, 31270-901, Tel.: +55 31 3409 7070, Fax: +55 31 3409 7062 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ne@face.ufmg.br