SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue42AMathematical Learning: a study based on data from the PISA2003An onto-Semiotic approach to geometrical reasoning and spatial visualization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bolema: Boletim de Educação Matemática

Print version ISSN 0103-636X

Abstract

ARA, Anderson  and  LOUZADA, Francisco. Descrição de algumas das dimensões que compõem o perfil do corpo docente dos Departamentos de Estatística do Brasil. Bolema [online]. 2012, vol.26, n.42a, pp. 23-38. ISSN 0103-636X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000100003.

O ensino da ciência estatística é obrigatório em praticamente todos os cursos de graduação das universidades brasileiras. Além disso, vários são cursos de Graduação em Estatística, distribuídos pelas várias universidades nacionais. Entretanto, apesar da importância desta ciência, não existem, na literatura nacional, estudos sistemáticos direcionados à caracterização dos docentes responsáveis pelo ensino da ciência estatística no país. Neste contexto, apresentamos, neste artigo, uma descrição de tais docentes, particularmente, no que tange aos cursos de Graduação em Estatística Esta descrição foi realizada por meio de um levantamento amostral descritivo, relacionado aos aspectos de sua formação e produção científica, sendo finalizada com a apresentação da previsão de demanda de Doutores em Estatística necessários para suprir as vagas em aberto a partir das ocorrências das aposentadorias dos docentes das Graduações em Estatística no país.

Keywords : Perfil do Profissional Docente; Graduação em Estatística; Demanda por Doutores em Estatística.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese