SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue42AAn onto-Semiotic approach to geometrical reasoning and spatial visualizationMilitary iconography and the practice of looking: resonance in mathematical visualization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bolema: Boletim de Educação Matemática

Print version ISSN 0103-636X

Abstract

DIAS, Aurora  and  VIEIRA, Celina Tenreiro. A supervisão na formação contínua de professores de matemática e o desenvolvimento profissional. Bolema [online]. 2012, vol.26, n.42a, pp. 65-86. ISSN 0103-636X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000100005.

O estudo, em foco no presente atigo, teve como propósitos conhecer e compreender a visão de formadores de um programa de formação contínua em matemática acerca das suas práticas supervisivas e do seu impacto no desenvolvimento profissional dos implicados no processo supervisivo. Adoptou-se uma abordagem qualitativa, concretizada através da realização de estudos de caso de dois formadores. Os resultados obtidos, relativamente à visão dos formadores/supervisores acerca das suas práticas de supervisão, no âmbito do PFCM, levam a afirmar que as mesmas integram elementos de diferentes cenários supervisivos como o Clínico, o Reflexivo, o Pessoalista e o Ecológico. Quanto à visão dos formadores/supervisores acerca do impacto das suas práticas de supervisão no seu próprio desenvolvimento profissional e no desenvolvimento profissional dos formandos, os resultados obtidos suportam a conclusão de que na percepção dos participantes no estudo houve impacto a diferentes níveis como a formação matemática e o conhecimento profissional.

Keywords : Formação Contínua de Professores; Supervisão; Desenvolvimento Profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese