SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue42AThe supervision in in-service mathematics education and professional developmentAutobiographical writing and history of mathematics education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bolema: Boletim de Educação Matemática

Print version ISSN 0103-636X

Abstract

FLORES, Cláudia Regina. Iconografia militar e práticas do olhar: ressonâncias na visualização matemática. Bolema [online]. 2012, vol.26, n.42a, pp. 87-104. ISSN 0103-636X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000100006.

Este artigo foca na análise de um modo de olhar e representar registrados em plantas de fortificações militares. As hipóteses teóricas partem de uma reflexão sobre a construção e a representação do espaço militarizado no âmbito da atividade matemática, para se compreender como a operação do olhar se tornou um olhar geometrizado e, como se criaram e usaram saberes matemáticos para representar com a técnica da perspectiva. A análise é feita em plantas militares de fortificações norte-americanas dos séculos XVII e XVIII, de acordo com os preceitos dos tratados de engenharia militar. Conclui-se que um conhecimento matemático aplicado a uma prática histórica pode ser um exercício, na formação de professores, para compreender práticas de olhar em educação matemática, assim como para desenvolver atividades de visualização no ensino e aprendizagem de matemática.

Keywords : Visualização Matemática; História da Matemática; Geometrização do Olhar; Cultura Visual.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese