SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue42AAutobiographical writing and history of mathematics educationThe historical process of disciplinarization of the Methodology of Mathematics Teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bolema: Boletim de Educação Matemática

Print version ISSN 0103-636X

Abstract

BIRGIN, Osman. Investigando a compreensão de alunos do oitavo ano sobre a inclinação de funções lineares. Bolema [online]. 2012, vol.26, n.42a, pp. 139-162. ISSN 0103-636X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000100008.

Este estudo tem como objetivo investigar as dificuldades de alunos quando tratando de diferentes modos de representar a inclinação de funções lineares. Os participantes foram 115 estudantes de oitava série de uma cidade situada na parte leste da região do Mar Negro, na Turquia. Os dados foram coletados por meio de questionários escritos e complementados com um protocolo de entrevista semi-estruturada realizada com seis alunos. Os dados quantitativos foram analisados estatisticamente e para os qualitativos optou-se por uma análise descritiva. Verificou-se que o desempenho dos alunos em articular a inclinação da função linear usando sua forma de representação algébrica foi maior do que o desempenho nas questões relativas à articulação entre as formas de representação gráfica e algébrica. Outras dificuldades foram detectadas, como as relativas ao conceito de função linear e gráfico de funções; e a falta de entendimento sobre a conexão entre a inclinação e os pontos de interseção com os eixos.

Keywords : Educação Matemática; Funções Lineares; Inclinação; Desempenho de Estudantes.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English