SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue42AInvestigation of eighth-grade students' understanding of the slope of the linear functionAlternative tasks for the teaching and the learning of functions: analysis of an intervention in the High School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bolema: Boletim de Educação Matemática

Print version ISSN 0103-636X

Abstract

FERREIRA, Viviane Lovatti  and  SANTOS, Vinicio de Macedo. O processo histórico de disciplinarização da Metodologia do Ensino de Matemática. Bolema [online]. 2012, vol.26, n.42a, pp. 163-192. ISSN 0103-636X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000100009.

Desde as primeiras décadas do século XX, foi constatada nos currículos dos cursos de formação de professores a existência de uma disciplina cuja constituição, funcionamento e objetivos têm como pressuposto ensinar a ensinar a matemática. Historicamente, a disciplina Metodologia do Ensino de Matemática tem aparecido nos cursos de Licenciatura em Matemática com distintas denominações. Ao longo dessas mudanças, os pressupostos e as características dessa disciplina foram se modificando. Tomando como metodologia de pesquisa a análise documental e a história oral, e como referencial teórico os estudos de André Chervel (1990), este trabalho teve como objetivo compreender o processo histórico de disciplinarização da Metodologia do Ensino de Matemática em cursos de licenciatura em Matemática de instituições públicas de ensino superior do estado de São Paulo (USP, UNICAMP e UNESP-Rio Claro), buscando conhecer a gênese e o desenvolvimento histórico da disciplina, identificando conteúdos e métodos propostos bem como as mudanças pelas quais passou a disciplina.

Keywords : Disciplinas Escolares; Formação de Professores; História da Educação Matemática; Metodologia do Ensino de Matemática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese