SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue42AThe historical process of disciplinarization of the Methodology of Mathematics TeachingLearning Mathematics in a borderland position: students' foregrounds and intentionality in a Brazilian favela author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bolema: Boletim de Educação Matemática

Print version ISSN 0103-636X

Abstract

MENEGHETTI, Renata Cristina Geromel  and  REDLING, Julyette Priscila. Tarefas alternativas para o ensino e a aprendizagem de funções: análise de uma intervenção no Ensino Médio. Bolema [online]. 2012, vol.26, n.42a, pp. 193-230. ISSN 0103-636X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000100010.

Neste artigo focalizamos a aplicação de duas tarefas matemáticas alternativas para o ensino e a aprendizagem de funções, junto a alunos do Ensino Médio. Tais tarefas foram elaboradas levando-se em consideração a seguinte abordagem metodológica: (i) resolução de problemas e/ou investigação matemática e (ii) uma proposta pedagógica que defende o desenvolvimento do conhecimento matemático mediante um equilíbrio entre lógica e intuição. Utilizamos uma abordagem de pesquisa qualitativa (caracterizada como estudo de caso) para analisar o potencial didático-pedagógico deste tipo de metodologia no Ensino Médio. Verificamos que tarefas, tais como as que serão apresentadas e discutidas neste artigo, favorecem uma aprendizagem mais significativa aos alunos, permitindo-lhes maior compreensão conceitual, e tornam-se ainda mais potentes quando se considera o contexto sócio-cultural dos alunos.

Keywords : Funções; Investigação Matemática; Resolução de Problemas; Proposta Pedagógica; Ensino Médio; Aprendizagem Significativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese