SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue42ALearning Mathematics in a borderland position: students' foregrounds and intentionality in a Brazilian favelaPainting, folding, cutting and drawing: teaching symmetry and visual arts in mathematics textbooks for the initial Primary School years author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Bolema: Boletim de Educação Matemática

Print version ISSN 0103-636XOn-line version ISSN 1980-4415

Abstract

ROSA, Milton  and  OREY, Daniel Clark. A modelagem como um ambiente de aprendizagem para a conversão do conhecimento matemático. Bolema [online]. 2012, vol.26, n.42a, pp.261-290. ISSN 0103-636X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000100012.

A investigação da modelagem como um ambiente de aprendizagem para a construção do conhecimento matemático está se tornando predominante nos meios acadêmicos. Esse ambiente facilita uma estrutura pedagógica que promove a identificação e a disseminação de ambos os conhecimentos, explícito e tácito, dos alunos, através do estudo e da codificação das ideias matemáticas presentes nos sistemas retirados da realidade. Neste artigo, discutimos as principais características da conversão dos conhecimentos matemáticos, explícito e tácito, através da utilização do ambiente de aprendizagem da modelagem.

Keywords : Modelagem Matemática; Conhecimento Tácito; Conhecimento Explícito; Ambiente de Aprendizagem; Conhecimento Matemático.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License