SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue42ALearning Mathematics in a borderland position: students' foregrounds and intentionality in a Brazilian favelaPainting, folding, cutting and drawing: teaching symmetry and visual arts in mathematics textbooks for the initial Primary School years author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bolema: Boletim de Educação Matemática

Print version ISSN 0103-636X

Abstract

ROSA, Milton  and  OREY, Daniel Clark. A modelagem como um ambiente de aprendizagem para a conversão do conhecimento matemático. Bolema [online]. 2012, vol.26, n.42a, pp. 261-290. ISSN 0103-636X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000100012.

A investigação da modelagem como um ambiente de aprendizagem para a construção do conhecimento matemático está se tornando predominante nos meios acadêmicos. Esse ambiente facilita uma estrutura pedagógica que promove a identificação e a disseminação de ambos os conhecimentos, explícito e tácito, dos alunos, através do estudo e da codificação das ideias matemáticas presentes nos sistemas retirados da realidade. Neste artigo, discutimos as principais características da conversão dos conhecimentos matemáticos, explícito e tácito, através da utilização do ambiente de aprendizagem da modelagem.

Keywords : Modelagem Matemática; Conhecimento Tácito; Conhecimento Explícito; Ambiente de Aprendizagem; Conhecimento Matemático.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese