SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número42ALearning Mathematics in a borderland position: students' foregrounds and intentionality in a Brazilian favelaPainting, folding, cutting and drawing: teaching symmetry and visual arts in mathematics textbooks for the initial Primary School years índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Bolema: Boletim de Educação Matemática

versión impresa ISSN 0103-636Xversión On-line ISSN 1980-4415

Resumen

ROSA, Milton  y  OREY, Daniel Clark. A modelagem como um ambiente de aprendizagem para a conversão do conhecimento matemático. Bolema [online]. 2012, vol.26, n.42a, pp.261-290. ISSN 0103-636X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000100012.

A investigação da modelagem como um ambiente de aprendizagem para a construção do conhecimento matemático está se tornando predominante nos meios acadêmicos. Esse ambiente facilita uma estrutura pedagógica que promove a identificação e a disseminação de ambos os conhecimentos, explícito e tácito, dos alunos, através do estudo e da codificação das ideias matemáticas presentes nos sistemas retirados da realidade. Neste artigo, discutimos as principais características da conversão dos conhecimentos matemáticos, explícito e tácito, através da utilização do ambiente de aprendizagem da modelagem.

Palabras clave : Modelagem Matemática; Conhecimento Tácito; Conhecimento Explícito; Ambiente de Aprendizagem; Conhecimento Matemático.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons