SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue42AModeling as a learning environment for the conversion of mathematical knowledgeSocial construction of mathematical knowledge during the isolation of genes in a toxicological practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bolema: Boletim de Educação Matemática

Print version ISSN 0103-636X

Abstract

SANTOS, Luciana Ferreira dos  and  TELES, Rosinalda Aurora de Melo. Pintar, dobrar, recortar e desenhar: o ensino da Simetria e Artes Visuais em livros didáticos de matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Bolema [online]. 2012, vol.26, n.42a, pp. 291-310. ISSN 0103-636X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000100013.

Neste artigo analisamos atividades que articulam Simetria e Artes Visuais em Livros didáticos de Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Identificamos diversas modalidades artísticas (desenho, dobradura, padrões, gravuras, pintura, arquitetura), distribuídas de modo desigual no conjunto das 17 coleções; 45% das 200 atividades são de desenho e 55% correspondem ao conjunto das outras modalidades. Apontamos, no conjunto destas atividades, elementos teóricos referentes às propriedades da simetria de reflexão e de translação e, observamos que estes são abordados de forma intuitiva e pragmática, sem uma complexificação ao longo das séries, como sugere o Guia do Livro Didático. A coleta e a interpretação dos dados foram calcadas no método da análise do conteúdo de Bardin (2009) e na análise teórica de Michel Henry (2006).

Keywords : Interdisciplinaridade; Simetria; Artes Visuais; Livro didático.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese