SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue42ASocial construction of mathematical knowledge during the isolation of genes in a toxicological practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bolema: Boletim de Educação Matemática

Print version ISSN 0103-636X

Abstract

VISEU, Floriano  and  PONTE, João Pedro da. A formação do professor de Matemática, apoiada pelas TIC, no seu estágio pedagógico. Bolema [online]. 2012, vol.26, n.42a, pp. 329-358. ISSN 0103-636X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000100015.

Este artigo debruça-se sobre o papel das TIC no desenvolvimento de aspetos do conhecimento didático (tipo de tarefas e formas de comunicação) e da capacidade reflexiva de futuros professores de Matemática durante o seu estágio. O estudo envolve três estagiários colocados em escolas diferentes. Os dados foram recolhidos através de duas entrevistas a cada estagiário (uma no início e outra no final do estágio) e da análise documental (reflexão de aulas e mensagens de e-mail e do fórum). As TIC permitiram a partilha e a discussão de situações da sala de aula, o trabalho conjunto entre orientadores e estagiários, o que contribuiu para o desenvolvimento do conhecimento didático e da capacidade reflexiva dos estagiários. Estes usaram diferentes tipos de tarefas e promoveram formas de comunicação para além da unidirecional. A interpretação, problematização e reconstrução de alguns momentos contribuíram para verem a própria prática como fonte para aprender a ensinar.

Keywords : Formação Inicial de Professores de Matemática; Tarefa; Comunicação; Reflexão; TIC.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese