SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número443+1 e suas (In)Variantes (Reflexões sobre as possibilidades de uma nova estrutura curricular na Licenciatura em Matemática)Por que a matemática é importante?: uma comparação entre professores de matemática turcos e alemães índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Bolema: Boletim de Educação Matemática

versão impressa ISSN 0103-636Xversão On-line ISSN 1980-4415

Resumo

COSTA, Adriana Corrêa; ROHDE, Luis Augusto  e  DORNELES, Beatriz Vargas. Desenvolvimento de fatos numéricos em estudantes com transtornos de aprendizagem. Bolema [online]. 2012, vol.26, n.44, pp.1151-1170. ISSN 1980-4415.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000400004.

O presente estudo revisa o tema da representação dos fatos numéricos aditivos na memória de longo prazo em estudantes com transtornos de aprendizagem. A discussão de tais conceitos visa oferecer aos profissionais da área a possibilidade de revisão de práticas pedagógicas ligadas ao ensino. Trata-se de um exame abrangente da literatura que indica que as crianças com transtornos de aprendizagem na matemática distinguem-se de seus pares em duas habilidades acadêmicas: utilizam procedimentos de contagem já abandonados por seus iguaisda mesma idade, e apresentam desenvolvimento tardio ou atípico na recuperação e/ou armazenamento dos fatos numéricos na memória. Como conclusão, sugere-sea estimulação dessas habilidades, a fim de evitar o aumento de dificuldades.

Palavras-chave : Transtorno de Aprendizagem; Fatos Numéricos; Educação Matemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons